Apoio Psicológico

► Acolhimento em Saúde Mental / DQV

O Departamento de Qualidade de Vida (DQV) propõe atuar na escuta, acolhimento e orientação em saúde mental a toda comunidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Acolhimento em Saúde Mental é um programa voltado para fornecer informações qualificadas sobre saúde mental através de ações planejadas e programadas de acordo com demandas e solicitações. Esse serviço será fornecido de forma individual e a distância. Os interessados devem mandar e-mail para acolhimentoDQV@outlook.com, com nome, telefone e e-mail e, se desejar, um breve relato dos motivos que o fizeram procurar o serviço. O DQV salienta que não se trata de uma consulta e/ou terapia, mas de um acolhimento para atender a demanda inicial.

Marcações para Psicologia – 3320.5468

 

► O Núcleo do Cuidado Humano (NCH)

O Núcleo do Cuidado Humano é uma política institucional de valorização da vida, a partir de um movimento transdisciplinar e ações sistemáticas de escuta e acolhimento. O objetivo da política é integrar as iniciativas e práticas voltadas à saúde mental já existentes na UFRPE e também estruturar uma rede de terapeutas credenciados para posterior encaminhamento nos casos indicados.

Embora não esteja na proposta inicial o atendimento terapêutico e/ou médico, o Núcleo, além de uma equipe de oito pessoas treinadas pelo CVV, conta com o suporte de uma rede de profissionais, incluindo psicólogas do Departamento de Educação (DEd) e do Departamento de Qualidade de Vida (DQV).

Também serão promovidas atividades ligadas a trabalhos de valorização da vida e terapias sistêmicas.

O NCH abre os braços a todos os estudantes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados que necessitem de atenção e na promoção de uma cultura de paz no ambiente universitário.

Para o coordenador do Núcleo, o professor Hugo Monteiro Ferreira – pesquisador e consultor em saúde emocional, sofrimentos, bullying, infância e juventudes – há momentos em que a vida se torna um fardo, e as pressões e problemas podem provocar dores e sofrimentos de toda ordem. “O Núcleo do Cuidado pretende ser um alívio para esse fardo, a partir da escuta, do respeito, do afeto e do sentimento de que viver é uma ação coletiva”, ressalta.

Por meio do atendimento telefônico ou agendamento de acolhimento presencial, uma pessoa treinada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) irá escutar quem estiver em situação de sofrimentos simples, moderado e grave e necessite de diálogo e amparo em suas questões. O atendimento telefônico e agendamento devem ser feitos por meio do telefone: 3320.6640.

Para outras informações, os e-mails do NCH são: nch@ufrpe.br nchufrpe@gmail.com

 

ACESSE:

Núcleo do Cuidado Humano (NCH)

Protocolo de atendimento - NCH

Catálogo Pode falar (Materiais audiovisuais, textuais e sonoros sobre Saúde Mental) - NCH

Cartilha Suicídio: é conhecendo que se previne - NAPS/UFRPE

 

MATERIAIS DE APOIO:

7 sinais de esgotamento emocional: Burnout.

Crise de pânico.

Viver não cabe no Lattes.

Fala Serio: violência de gênero não! (pdf)

Como falar de forma segura sobre o suicídio. (pdf)

Desistir é uma opção. (podcast)

A autossabotagem está estragando a sua vida?

Você é muito autocrítico(a)? Siga essas dicas científicas que podem ajudar.

Seis sinais de Depressão Funcional.

Como lidar com pessoas ansiosas?