Estabelece diretrizes para gestão de bolsas de estudo de Demanda Social (DS) e Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos(as) discentes de mestrado e doutorado regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu acadêmicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Aprova nova normativa que disciplina a gestão de bolsas de estudo de Demanda Social (DS) e Excelência Acadêmica (PROEX), para os discentes de pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Regulamenta as normas para concessão de bolsas de estudo a discentes de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) com recursos orçamentários e financeiros da PRPPG/UFRPE.
Aprova alteração das Normas dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu Acadêmicos desta Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Estabelece o fluxo de coleta de informações das atividades de internacionalização realizadas pelos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRPE.
Aprova prorrogação dos prazos de defesa de projetos de dissertações/teses/TCC e de titulação de discentes de mestrado e doutorado, das modalidades acadêmica e profissional da Universidade Federal Rural de Pernambuco e dá outras providências.
Em atendimento ao Ofício Circular nº 24/2023-GAB/PR/CAPES e em atenção à publicação do “Guia Lilás: orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal”, pela Controladoria-Geral da União, à publicação da Lei n° 14.540, de 2023, que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, e à publicação do Decreto n° 11.529, de 2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal.
Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência e trans na Pós-Graduação Stricto sensu e Lato sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco e dá outras providências.
As Normas Internas substituem o antigo Regimento Interno e entram em vigor para os ingressantes a partir de 2025.1.
Aprova alteração das Normas de Depósito Legal de Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Dissertações e Teses nos níveis de Graduação e Pós-Graduação no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Fixa novos valores das taxas e emolumentos cobrados na UFRPE, para análise, registro e expedição de documentos da Administração Escolar referentes a cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Válido para ingressantes até 2024.1
Dispõe sobre as regras gerais do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza.
Estabelece os procedimentos para a composição, funcionamento e encaminhamento de documentos relativos ao Comitê de Acompanhamento Discente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza – a partir do semestre 2025.1.
Critérios para Composição de Bancas Examinadoras (Defesa de Dissertação ou Tese e Qualificação).
Aprova o Relatório com proposta de Novo Perfil Curricular para ingressantes 2025.1 e os modelos de documentos relacionados
Estabelece novas regras para o Credenciamento de docentes.
Aprova novas regras para a solicitação de oferta de disciplinas em Tópicos Integradores no Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza.
Aprova os novos procedimentos para Defesas de Tese/Dissertação e Exame de Qualificação.
Aprova a Complementação ao artigo 14 do Regimento Interno (2019) para o aproveitamento de créditos das disciplinas cursadas no âmbito deste PPGEtno.
Obs.: O processo de solicitação de aproveitamento de disciplinas cursadas fora deste PPG deve atender estritamente ao estipulado no parágrafo único do referido artigo
EMENTA: Estabelece critérios e prazos de validade para aceitação de certificados de suficiência e proficiência em línguas estrangeiras no âmbito do Programa de PósGraduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza da UFRPE.
Concede dilatação do tempo proveniente da licença maternidade para todo o percurso do curso no PPGEtno.
Aprova a nova matriz curricular e as ementas das disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza – a partir do semestre letivo 2025.1.
Regulamenta a obrigatoriedade do Exame de Qualificação para o doutorado.
Aprova a Composição do Novo CCD - Biênio 2025-2026 do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza.
Critérios para Habilitação a Defesa de Tese.
Aprova normas para realização de estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Pernambuco.
O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destina-se a proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos, bem como para a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, nos níveis de Mestrado e Doutorado acadêmicos, mantidos por instituições públicas.