ATENÇÃO! Documentos no formato .docx só podem ser baixados pelos navegadores Firefox ou Edge.

► QUANDO ENVIAR MEU PROJETO DE PESQUISA AO CCD?

O projeto de dissertação ou tese deve ser apresentado e aprovado pelo colegiado do Curso até o primeiro ano letivo de vínculo do discente. Mudanças no tema, devidamente justificadas, também devem ser apresentadas ao colegiado do Curso para aprovação no máximo até o fim do 12º mês para o mestrado e fim do 36º mês para o doutorado. O tema deve estar relacionado com uma das linhas de pesquisa do programa. Além de demonstrar domínio do tema escolhido, capacidade de pesquisa e de sistematização do conhecimento, o candidato ao grau de Doutor deve apresentar contribuição original, inovadora e significativa à área de estudo em que for desenvolvida a tese. (Artigo 29° do RI).

O projeto é apresentado em 3 etapas: (1) Banca de Alto Impacto (BAI), (2) Banca de Apresentação do Projeto (BAAP) e (3) Aprovação em CCD. Os itens 1 e 2 fazem parte das disciplinas Seminários I (mestrado) e Seminários de Pesquisa I (doutorado). Para submeter o projeto no item 3 (CCD) o discente deve ter sido aprovado em Seminários I ou Seminários de Pesquisa I (conceito A, B ou C).

A definição do assunto de Dissertação ou Tese será escolhida pelo(a) Orientador(a), em comum acordo com o(a) discente, devendo estar vinculado à área de concentração e linhas de pesquisa do Programa.

Projetos que envolvam uso de animais para experimentação e/ou seres humanos deverão incluir como anexo o protocolo de submissão de autorização das respectivas comissões de uso de animais ou comissão de ética de seres humanos, até a homologação pelo CCD.

Projetos que envolvam permissões específicas dos órgãos regulatórios com organismos geneticamente modificados, patrimônio genético (SisGen), espécies ameaçadas, fauna nativa e unidades de conservação (SisBio), ou outros, deverão incluir o(s) protocolo(s) de autorização anexado ao projeto até a homologação pelo CCD.

Aprovação

Após o desenvolvimento e aprovação na disciplina Seminário I (mestrado) ou Seminários de Pesquisa I (doutorado), o discente deverá ter seu projeto HOMOLOGADO pelo CCD do Programa até o primeiro ano letivo de vínculo.

✓ Procedimento:

Para solicitar homologação de projeto de pesquisa de dissertação ou tese, você deve abrir processo junto ao setor de protocolo (e-mail: processo@ufrpe.br) e apresentar toda a documentação a seguir:

1. Carta de Submissão de Projeto de Pesquisa ao CCD (com anuência do/a Orientador/a)
  2. Formulário discente BAI
  3. Formulário de Avaliação BAI
  4. Formulários de Avaliação BAAP
  5. Comprovante de envio de Projeto aos comitês pertinentes para permissões específicas (Comitê de Ética, Plataforma Brasil, IPHAN, SISBIO, etc.)
  6. Projeto de Pesquisa completo

► Acesse o Roteiro para disciplina de Seminários aqui.

► Demais formulários para encaminhamento.

► E SE EU QUISER ALTERAR O TEMA DO MEU PROJETO?

Você pode solicitar mudança no tema/alteração do projeto, com as devidas justificativas, até o final do 12° mês (discente de mestrado) ou fim do 36° mês (discente de doutorado).

✓ Procedimento:

Você deve abrir processo junto ao setor de protocolo (e-mail: processo@ufrpe.br), contendo formulário para mudança de projeto (baixe em .docx). A solicitação será analisada pelo CCD do programa.