1. Síntese

      O índice Impacto de Citação Ponderado por Área (FWCI) do PPGEtno é 1,30, o que indica que a produção intelectual combinada do NP do programa é 30% maior do que a média mundial em uma mesma área (ou mesmo perfil de publicações).

      100% dos docentes permanentes possuem índice H ≥ 7.

      80% dos docentes permanentes possuem índice H ≥ 10.

      30% dos artigos publicados possuem pelo menos um colaborador internacional. O FWCI dessas produções com colaboradores internacionais é de 2,08.

      17,5% das publicações do NP estão entre o “Top 10%” das publicações mais vistas no mundo.

      87 artigos (14,9%) estão entre os artigos mais citados do mundo (Top 10%).

      193 artigos (34,9) foram publicados nos jornais mais importantes do mundo (Top 10%) de acordo com o CiteScore (ver também Figura 1, abaixo).

      Pesquisadores do NP foram citados 3,768 entre 2017 e 2020.

      No quadriênio, duas bolsas PDSE foram aprovadas (43 egressos de doutorado neste período).

      No quadriênio, quatro estudantes estrangeiros defenderam tese no PPGEtno (de 43 egressos).

      Professores do programa publicam sistematicamente com parceiros internacionais dos seguintes países: Espanha (1910 citações recebidas em artigos do NP do PPGEtno com colaborador deste país), Austrália (1748 citações), Estados Unidos (1234 citações), França (1067 citações), Iran (516 citações), Canadá (461 citações), México (442 citações), Holanda (426 citações), República Tcheca (377 citações) e Itália (367 citações).

      Quatro livros organizados por docentes do NP publicados em editoras internacionais de grande expressão:

o   Methods and Techniques in Ethnobiology and Ethnoecology (Springer)

        Link de acesso:

        https://www.springer.com/gp/book/9781493989188

o   Ethnozoology (Elsevier)

        Link de acesso:

        https://www.elsevier.com/books/ethnozoology/alves/978-0-12-809913-1

o   Medicinal and Aromatic Plants of South America Brazil (Springer)

        Link de acesso:

        https://www.springer.com/gp/book/9789402415506

o   Ethnobotany for beginners (Springer)

        Link de acesso:

https://www.springer.com/gp/book/9783319528717

 

Mapa de citações
Figura 1. Mapa de citações (2017 - 2020, somente internacionais e excluindo Brasil) dos artigos publicados por docentes e discentes do PPGEtno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Desenvolvimento histórico das parcerias bilaterais e da consolidação internacional do Programa:

Considerando a internacionalização do PPGEtno, obtivemos nesse quadriênio uma colaboração internacional que passou de 22% dos artigos publicados em 2017 para 36% em 2020 tendo um aumento de 63% da participação internacional em 4 anos. Estes dados mostram que, desde a sua criação, o PPGEtno vem participando e almejando de forma ativa a internacionalização. A busca constante de parcerias, a exemplo, sua interação com a Escola Internacional de Etnobiologia (criada desde 2013) tornou possível a organização de um evento intitulado: “Escola internacional de etnobiologia: Tópicos avançados em etnobiologia”, o qual trouxe cientistas renomados de outros países, como exemplos: Dr. Christian R. Vogl da University of Natural Resources and Life Sciences, Vienna (BOKU), Dr. Julio A. Hurrell da Universidad Nacional de La Plata, Dra. Nathalie Van Vliet da University of Copenhagen, Dra. Ina Vandebroek do Institute of Economic Botany - The New York Botanical Garden entre outros para discutir avanços teóricos e metodológicos na área, possibilitando aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno) uma visão alinhada com o que vem se pensando e produzindo internacionalmente.

            A parceria da Escola Internacional de Etnobiologia e o PPGEtno promoveu uma interação com os organizadores e autores do livro ‘Methods and Techniques in Ethnobiology and Ethnoecology’, publicado pela renomada editora Springer, o que resultou na realização de um curso avançado de métodos em etnobiologia, contribuindo para a formação dos discentes do PPGEtno e estudantes de outras Instituições. O sucesso desta parceria se confirmou com a publicação da Segunda Edição deste livro pela mesma editora (Springer) em 2018. Talvez mais importante, diversos capítulos desses livros foram liderados por discentes do PPGEtno. O programa já realizou dois Simpósios entre o Brasil e a Argentina, sendo um realizado em Bariloche e o outro em La Plata. Tais simpósios possibilitaram congregar pesquisadores, contribuindo para sistematização e organização das relações de parcerias. Assim, essa interação possibilitou a realização de Seminário Argentino-Brasileiro de Etnobiologia, na cidade de La Plata – Argentina, evento que possibilitou a interação entre discentes do PPGEtno e discentes da Universidad Nacional de La Plata, Argentina, que apresentaram e discutiram os achados de seus trabalhos de Tese. Neste evento também participaram docentes do PPGEtno, tais como Dr. Rômulo Romeu Nóbrega Alves, Ulysses Paulino de Albuquerque e Elcida de Lima Araújo, bem como docentes de algumas Instituições da Argentina, como Aylen Capparelli do Universidad Nacional de La Plata, Norma I. Hilgert da Universidad Nacional de Misiones, Ana H. Ladio da Universidad Nacional del Comahue, María Lelia Pochettino da Universidad Nacional de La Plata, possibilitando a discussão e co-orientações conjuntas.

 

As parcerias fomentadas no quadriênio passado entre pesquisadores do PPGEtno e pesquisadores estrangeiros foram mantidas. Estes pesquisadores têm participado da coorientação de discentes ou têm participado no desenvolvimento de pesquisas/projetos do Programa Etnobiologia e Conservação da Natureza. Entre os pesquisadores estrangeiros que mantêm interação com professores do PPGEtno seguem alguns: 

(1) Dra Ana Ladio da Universidade de Comahue da Argentina que está participando de um projeto coordenado pelo Prof. Ulysses Paulino de Albuquerque, do qual participam também outros professores do Programa, como a Profa. Elcida de Lima Araújo;

(2) Dr. Cory Miller da Universidade da Califórnia (EUA) e Dr. Paul Garber (University of Illinois, EUA), que estão participando de projetos coordenados pela profa. Nicola Schiel e Prof. Antonio Souto.

(3) Dr. Thomas Bugnyar da Universidade de Viena (Áustria), que participa em colaboração com a profa. Nicola Schiel e o prof. Antonio Souto.

(4) Dr. Paul Garber da University of Illinois (EUA), que participa em colaboração com a profa. Nicola Schiel e o prof. Antonio Souto.

(5) Dr. Karl Cottenie da University of Guelph, que participa em colaboração com o prof. Thiago Gonçalves-Souza;

(6) Julia Koricheva - University of London (Department of Biological Sciences), que participa em colaboração com o prof. Thiago Gonçalves;

(7) Robert Poulin - University of Otago (Dept Zoology) - New Zealand, que participa em colaboração com o prof. Thiago Gonçalves-Souza e foi co-orientador do discente Paulo Mateus Sobrinho que fez estágio sanduíche em 2019 na Nova Zelândia;

(8) Jorge Doña - University of Illinois (Prairie Research Institute), que participa em colaboração com o prof. Thiago Gonçalves-Souza e participou de artigo científico publicado na revista Diversity and Distributions pelo discente de doutorado Reginaldo Gusmão (egresso do mestrado);

(9) Luke Parry - Lancaster Environment Centre, Lancaster University, que participa em colaboração com o prof. Felipe Melo;

(10) Robin L. Chazdon - University of Connecticut - department ecology and evolutionary biology, que participa em colaboração com o prof. Felipe Melo;

(11) Lenore Fahrig - Carleton University - Dept of Biology, que participa em colaboração com o prof. Felipe Melo.

 

 

- Outros fortes indicadores de internacionalização do PPGEtno são listados abaixo:

1. Professores do programa fazem parte do corpo editorial de revistas internacionais de prestígio

  • PLoS One (1 professor) – A1
  • Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine (2 professores) – A1
  • Biotropica – A2 (1 professor)
  • Economic Botany (1 professor) – A2
  • Ethnobiology and Conservation (3 professores) – A2

 

2. Disciplinas, palestras, cursos e reuniões com participação de professor de instituição estrangeira:

  • Spatially-explicit mechanistic models in ecology (Prof. Juliano Cabral (University of Würzburg, Alemanha).
  • 2º Primate Field Course (Prof. Dr. Cory Miller, University of California)
  • David Ludwig (University of Wageningen): participou de reuniões em 2019 no Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos com discentes do PPGEtno.
  • O pesquisador Karl Cottenie (University of Guelph) participou do I Workshop de Ecologia de Comunidades, realizado na UNESP e co-organizado pelo docente Thiago Gonçalves Souza do PPGEtno.

3. Reuniões científicas internacionais:

  • O PPGEtno deu apoio ao evento “VII International Congress of Ethnobotany (VII ICEB) & II International Congress of Ethnozoology (I ICEZO)” que foi realizado em Recife. Este evento certamente representou um marco no desenvolvimento dos projetos de diversos alunos do Programa, uma vez que contou com a participação de dezenas de pesquisadores internacionais.
  • Karl Cottenie (University of Guelph) participou de reuniões no Laboratório de Síntese Ecológica e Conservação da Biodiversidade em 2018 para discutir projetos com alguns discentes do PPGEtno.
  • O PPGEtno contou com a organização por parte do prof. Thiago Gonçalves e discentes do PPGEtno o II Workshop of Community Ecology (https://simposioecologiaco.wixsite.com/site). O Workshop contou com a participação de renomados pesquisadores na área, sendo 10 pesquisadoras e 10 pesquisadores, de sete países (Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França e Reino Unido), oferecendo palestras sobre estudos de ecologia de comunidades e metacomunidades. No mesmo participaram docentes e discentes do PPGEtno que ministraram palestras ou organizaram diretamente a dinâmica do evento online. Até março de 2021 o evento teve 21.463 acessos e 184.200 interações, envolvendo ao todo 25 países da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, Oceania e África.
  • Entre junho e agosto de 2020, o Laboratório de Síntese Ecológica e Conservação da Biodiversidade realizou um grupo de estudos do livro “Handbook of Meta-analysis in Ecology and Evolution” editado pela Professora Julia Koricheva do Department of Biological Sciences, University of London. Esse grupo foi criado para os discentes do laboratório que desenvolvem Dissertação ou Tese no PPGEtno para aprimorar suas habilidades quantitativas durante a pandemia e, desse modo, permitir que os discentes desenvolvam outros artigos enquanto as coletas estão afetadas pelo isolamento social. O grupo de estudos foi organizado por debates semanais que contaram com a participação de professores do Brasil e do exterior. Os discentes participaram de todas as atividades e a discussão foi realizada em inglês. Do Brasil, os docentes envolvidos foram o Professor Gustavo Romero (tema: Transforming ideas into a meta-analytical paper; UNICAMP) e Professor Paulo Enrique Peixoto (tema: Running Meta-Analysis in R; UFMG). Do exterior, participaram a autora do livro, Profa. Dra. Julia Koricheva, que discutiu as principais limitações de meta-análise em Ecologia e Conservação, bem como os pesquisadores Dr. Fons Van der Plas (tema: Systematic review and data organization; University of Leipzig-Germany), Dr. Katie Barry (tema: Apples and oranges dilemma: challenges of meta-analysis in ecology; iDiv-Germany), Dr. Emma Ladouceur (tema: Bayesian meta-analysis in ecology; iDiv-Germany).

4. Estágio Sanduíche:

  • Paulo Mateus Sobrinho (University of Otago, Nova Zelândia - supervisionado pelo Prof. Dr. Robert Poulin, um dos maiores nomes internacionais em estudos de ecologia e evolução de parasitas);
  • María Fernanda de la Fuente Castellón (Institut Pluridisciplinaire Hulbert Curien - IPHC, Université de Strasbourg, France).

5. Financiamento internacional:

  • Patricia Muniz de Medeiros: L’oreal – UNESCO
  • José da Silva Mourão: Newton Fund, The Royal Society, British Academy and The Academy of Medical Sciences
  • Christini Caselli: Idea Wild

6. Discentes estrangeiros

  • Filipa Alexandre de Paulos Abreu (Portugal)
  • Gerson Javier Torres Salazar (Venezuela)
  • María Fernanda De La Fuente Castellón (Chile)
  • Wendy Marisol Torres Avilez (México)

 

 

Outro ponto de grande peso que contribuiu para a internacionalização do programa foi a aprovação do projeto Pesquisador Visitante Especial pela CAPES (CFS-PVE processo 88881.064998/2014-01) em 2014 (vigência 2014 a 2017), para a vinda do professor visitante, Dr. Paul Garber, antropólogo que trabalha com ecologia e conservação de primatas. O referido PVE é um renomado pesquisador que atua há mais de 10 anos como editor da revista internacional American Journal of Primatology. O PVE efetuou duas visitas por ano ao longo de todo o trajeto do edital. A cooperação resultou em parceria aquém do período de vigência do edital. Neste sentido, o professor visitante atuou de 2016 a 2020 na coorientação de dois discentes de doutorado do programa (a saber: María Fernanda de la Fuente, concluinte em 2019; Filipa Paulos Abreu, concluinte em 2020). A parceria resultou, em 2016 e em 2018, no Primate Field Course (Primate Field Course: https://primatefieldcourse2018.webnode.com/). Estes contaram com aulas teórico/práticas todas ministradas integralmente na língua inglesa. Essas aulas foram ministradas com o auxílio de discentes, docentes e pós-doutorando do PPGETNO. Em 2018, contamos com a vinda do Prof. Dr. Cory Miller da Universidade da Califórnia (EUA) que também participou do curso 2º Primate Field Course. O curso atraiu participantes do Brasil, China, Alemanha, EUA entre outros. A parceria através do PVE/CAPES resultou, até o presente momento, na publicação de quatro artigos em revistas qualis A. Todos estes com a participação de docentes e discentes do PPGEtno.

 

### 2017 -------------------------------------------------------------

(1) O PPGEtno trouxe um docente da University of Würzburg, Germany para ministrar cursos no programa, intitulado: Spatially-explicit mechanistic models in ecology e realizou o Workshop de etnobiologia e Conservação da Natureza, incentivando a participação de seus discentes para uma discussão sobre as diferentes temáticas de estudos desenvolvidos no programa.

(2) Os professores José da Silva Mourão (UEPB) e Karen Diele da Edinburgh Napier University; St Abbs Marine Station, UK aprovaram um projeto, intitulado: Quantifying and reducing the environmental footprint of crab meat processing and scoping for bioactive compounds, financiado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) - e Instituições do Reino Unido (Newton Fund, The Royal Society, British Academy and The Academy of Medical Sciences)

 

### 2018 -------------------------------------------------------------

(1) O PPGEtno participou (com discentes e um docente) de um evento nacional organizado pela UNESP de Ecologia de Comunidades que contou com a participação de 40 discentes e 6 docentes de todas as regiões do Brasil, além de um docente da University of Guelph (Canadá). Esta participação demonstra o potencial do PPGEtno de integrar estudos ecológicos na formação de seus discentes, além da forte formação em etnobiologia;

(2) O professor do núcleo permanente, Rômulo Alves, participou de uma banca de defesa de doutorado na University of Sydney, Austrália, do aluno Bronwen Margarei Morrell;

(3) Contamos, ainda, com a vinda de Vedrana Slipodor doutoranda da Universität Wien (Áustria) resultante do intercâmbio desta universidade com os professores Nicola Schiel e Antonio Souto. A discente veio coletar parte de seus dados para o doutoramento em conjunto com nossos alunos. Tal parceria já resultou em um aceite de artigo internacional em 2020.

(4) O prêmio “Editor’s Choice’, na renomada revista Animal Behaviour, foi concedido por artigo publicado pelos docentes Nicola Schiel, Antonio Souto, Christini Caselli e em cooperação com o prof. Cory Miller (UCSD / EUA) (https://doi.org/10.1016/j.anbehav.2017.12.009)

 

### 2019 -------------------------------------------------------------

(1) Trabalho da cooperação entre os professores Nicola Schiel e Antonio Souto com a Universidade de Viena, no ramo do projeto de doutorado de Vedrana Slipodor, recebeu a renomada BBC.CO.UK na Baracuhy Biological Field Station (local de pesquisa dos docentes supracitados) para filmagens do documentário Primates:  https://www.bbc.co.uk/programmes/m000hrg0. A atividade dos docentes do PPGEtno foi de consultoria logística e científica. O agradecimento nominal está presente no final do documentário;

(2) Os professores Nicola Schiel e Antonio Souto participaram de workshop na UCSD / EUA a convite do professor Dr. Cory Miller;

(3) Em resposta à cooperação, ainda do PVE/CAPES, recebemos a visita da Dra. Kimberley A. Phillips do Department of Psychology, Trinity University, San Antonio, TX, USA o que resultou na publicação de um artigo internacional em conjunto do discentes e docentes do PPGEtno (DOI 10.7717/peerj.9365);

(4) A aprovação do projeto PrInt da UFRPE, com recursos aprovados no valor de R$ 13 milhões para os próximos 4 anos, pretendemos potencializar as ações de internacionalização do programa, como intercâmbio de discentes e docentes, projetos e publicação em conjunto. Um exemplo dos benefícios deste edital foram as duas missões internacionais realizadas em 2019. Para tanto, a Coordenação investiu em buscas de parcerias internacionais para incentivar a colaboração com docentes e discentes do PPGEtno. Em especial, foi realizada uma Missão Institucional na Universidad Nacional del Comahue (Bariloche, Argentina) onde coordenador e vice-coordenador proferiram palestras e se reuniram com coordenadores e diretores para discutir parcerias bilaterais. Além disso, outra Missão Institucional foi realizada neste mesmo ano na Louisiana State University (Baton Rouge, EUA) com uma equipe multidisciplinar da UFRPE (incluindo o Coordenador do PPGEtno) com intuito de fortalecer a parceria entre as duas instituições e estimular o fluxo de discentes e docentes no edital PRINT-CAPES-UFRPE. Em decorrência da pandemia, em 2020, os editais foram temporariamente suspensos.

(5) A professora Patrícia Muniz de Medeiros vence o Prêmio internacional L’oreal – UNESCO para mulheres na ciência / na categoria de Ciências Biológicas (https://www.paramulheresnaciencia.com.br/premiadas/internacional/).

(6) Palestra ministrada no Colégio F3: Food, Farming & Forestry (Universidade de Lisboa), intitulada: Os sistemas socioecológicos nos desafios societais: discutindo a dinâmica do conhecimento ecológico tradicional e a conservação da diversidade biocultural.

 

### 2020 -------------------------------------------------------------

Mesmo em um ano atípico, em decorrência da pandemia, o PPGEtno teve uma forte atuação internacional.

(1) No início do ano o PPGEtno participou de encontro Print/UFRPE com o comitê gestor do PRINT apresentando propostas para futuras cooperações internacionais;

(2) Apresentação de trabalho em congresso internacional ABS Virtual Conference 2020 por egresso, docente e pós doutor do PPGETNO em cooperação com o professor Cory Miller da UCSD/EUA:

(a) Does infant cry of wild common marmosets (Callithrix jacchus) attract aerial diurnal predators? María Fernanda de la Fuente, Nicola Schiel, Antonio Souto, Christini B. Caselli;

(b) The functional significance of intergroup encounters in the cooperative breeding common marmoset. Christini B Caselli, Paulo H. B. Ayres, Antonio Souto, Nicola Schiel, Cory T Miller.

(3) Dois docentes do PPGEtno, a saber Prof. Ulysses Paulino de Albuquerque e Rômulo da Nobrega Alves, foram considerados como “Cientistas mais influentes do mundo” de acordo com avaliação da Plos Biology.

Diante do exposto é possível verificar que o PPGEtno apresenta uma clara e forte consolidação de parcerias internacionais. Estas resultam na publicação de artigos, não somente com docentes do programa, mas com discentes e pós-doutorandos. Seguem algumas dessas publicações:

  1. Artigo resultante da parceria e cooperação com o PVE/CAPES (Garber, P.); docentes (Schiel, N. e Souto, A.), discente (De la Fuente) e pós doc (Caselli, C.): De la Fuente MF, Schiel N, Bicca-Marques JC, Caselli CB, Souto A, Garber PA. 2019. Balancing contest competition, scramble competition, and social tolerance at feeding sites in wild common marmosets (Callithrix jacchus). American Journal of Primatology 81(4):e22964. DOI 10.1002/ajp.22964.
  2. Artigo resultante da parceria e cooperação com o PVE/CAPES (Garber, P.); nova cooperação (Phillips, K.), docentes (Schiel, N. e Souto, A.), discente (De la Fuente, Abreu, F.): Garber, Paul A.McKenney, Anna C.; Bartlin-John, Evely; Bicca Marques, Júlio César; De La Fuente, María Fernanda; Abreu, Filipa;  Souto, Antonio; Schiel, Nicola; Phillips, Kimberley A. Life in a harsh environment: the effects of age, sex, reproductive condition, and season on hair cortisol concentration in a wild non-human primate. PeerJ, v. 8, p. 1-18,2020.
  3. Artigo “Editor’s Choice resultante da parceria e cooperação com a University of California /SD (Miller, C.); docentes (Schiel, N. e Souto, A.) e pós doc (Caselli, C.). Ayres, Paulo; Caselli, Christini; Castro, Shalana; Souto, Antonio; Schiel, Nicola; Miller, Cory. The role of extragroup encounters in a Neotropical, cooperative breeding primate, the common marmoset: a field playback experiment. ANIMAL BEHAVIOUR, v. 136, p. 137-146, 2018.
  4. Artigo em parcerias com vários docentes e discentes do PPGETNO em conjunto com a cooperação com David Ludwig: Albuquerque, Ulysses Paulino; Ludwig, David; Feitosa, Ivanilda Soares; De Moura, Joelson Moreno Brito; De Medeiros, Patrícia Muniz; Gonçalves, Paulo Henrique Santos; Da Silva, Risoneide Henriques; Da Silva, Taline Cristina; Gonçalves-Souza, Thiago; Ferreira Júnior, Washington Soares. Addressing social-ecological systems across temporal and spatial scales: a conceptual synthesis for Ethnobiology. HUMAN ECOLOGY, v. on, p. line-first, 2020.
  5. Publicação na renomada NATURE PLANTS pelo professor Ulysses Albuquerque em conjunto com autores de diversas localidades do mundo: Vandebroek, Ina Pieroni, Andrea STEPP, John Richard, Hanazaki, Natalia, Ladio, Ana, Alves, Rômulo Romeu Nóbrega*, Picking, David Delgoda, Rupika Maroyi, Alfred Van Andel, Tinde Quave, Cassandra L. Paniagua-Zambrana, Narel Y. Bussmann, Rainer W. Odonne, Guillaume Abbasi, Arshad Mehmood, Albuquerque, Ulysses Paulino*, et al. ; Reshaping the future of ethnobiology research after the COVID-19 pandemic. NATURE PLANTS, v. 2020, p. 1-8, 2020.
  6. Martins, P.M., Poulin, R., and T. Gonçalves-Souza. 2020. Integrating climate and host richness as drivers of global parasite diversity. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY, doi: 10.1111/geb.13213, publicação resultante de Doutorado Sanduíche do discente Paulo Mateus Martins Sobrinho.

### Revisores em revistas internacionais --------------------------------

 

Biological Conservation, Journal of the Marine Biological Association of the UK, Journal of Arid Environments, Tourism Management, Animal Cognition, Oecologia Australis, Pharmaceutical Biology; Toxicology in Vitro, Iranian Journal of Pharmacology & Therapeutics, Applied Biochemistry and Biotechnology, South African Medical Journal, Mini-Reviews in Medicinal Chemistry, Yonsei Medical Journal, BMC Complementary and Alternative Medicine, Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, Medicinal Chemistry Research; International Journal of Molecular Sciences, Applied Herpetology, Environmental Monitoring and Assessment, African Journal of Biochemistry Research, African Journal of Agricultural Research, Human Ecology, Tropical Conservation Science, Journal of Animal Ecology, Ecology, Ecography, Functional Ecology, Journal of Vegetation Science, Ecological Entomology, Biotropica, PLoS ONE, Scientific Reports, Ecology and Evolution, Hydrobiologia, International Journal of Medicine and Medical Sciences, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Hoenea, Acta Scietarum Biological Science, Marine Biology (Berlin), Mare Magnum, Pan-American Journal of Aquatic Science, Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, Diseases of Aquatic Organisms, Labohidro, Checklist Journal, Integrative and Comparative Biology, Biological Sciences, Medicinal Chemistry Research, Neotropical Biology and Conservation, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Tropical Conservation Science, West Indian Medical Journal, Pharmacognosy Magazine; Journal of Health and Biotechnology, International Journal of Food Properties, Bulletin of Insectology, Pharmaceutical Biology, Journal of Essential Oil-Bearing Plants, Journal of Medicinal Plants Research, Natural Product Communications, American Journal of Primatology, Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology, Environmental Toxicology, Brazilian Archives of Biology and Technology, Environment, Development and Sustainability, Scientific Research and Essays, Natural Product Research, Economic Botany, Journal of Ethnopharmacology, e Forest Policy and Economics.