1. Síntese

  • 92% dos docentes do NP publicaram ao menos dois (2) artigos em revistas com Qualis A1 (foram incluídas somente publicação sem duplicação entre docentes do NP). Ou seja, somente um docente não publicou 2 artigos A1 e outro docente, apesar de ter publicado, não teve aluno no quadriênio.
  • 96% dos docentes do NP publicaram ao menos dois (2) artigos em revistas com Qualis A1 ou A2 (foram incluídas somente publicação sem duplicação entre docentes do NP).
  • As publicações do PPGEtno foram agregadas em 218 tópicos de acordo com o “Topic & Clusters” da plataforma SciVal. O valor médio da medida PROMPT foi calculado utilizando duas regras para compreendermos a relevância das temáticas abordadas nas produções científicas do PPGEtno comparada com o universo de produções da nossa área no mundo. Na primeira regra, calculamos a média do PROMPT para os 150 tópicos com maior percentil e, desse modo, encontramos um valor de 91,33. A segunda regra, a média do PROMPT para os 150 artigos com maior percentil, encontrando um valor de 97,764. Os 10 tópicos mais importantes, por linha de pesquisa, foram os seguintes:
    • Sistemas cognitivos e uso dos recursos naturais
      • Silver Nanoparticles; Acid Gold Tetrachloride; Biofabrication [Prominence percentile = 99,96]
      • Bombus; Pollinators; Neonicotinoids [Prominence percentile = 99,80]
      • Kelch Like ECH Associated Protein 1; Transcription Factor Nrf2; Antioxidant Responsive Element [Prominence percentile = 99,79]
      • Biosorption; Isotherms; Second-Order Model [Prominence percentile = 99,78]
    • Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza
      • Climate Change Adaptation; Urban Climate; Adaptive Capacity [Prominence percentile = 99,88]
      • Social-ecological Systems; Ecological Resilience; Advocacy Coalition Framework [Prominence percentile = 99,81]
      • Greenspace; Green Infrastructure; Cultural Ecosystem Services [Prominence percentile = 99,77]
    • Síntese ecológica, conservação e manejo da biodiversidade
      • Cultural Ecosystem Services; Service Value; Natural Capital [Prominence percentile = 99,94]
      • Maximum Entropy; Biogeography; Environmental Space [Prominence percentile = 99,86]
      • Functional Diversity; Plant Communities; Ecosystem Stability [Prominence percentile = 99,85]
      •  
  • Uma patente registrada: β-Ag2MoO4 microcrystals: Characterization, antibacterial properties, and modulation analysis of antibiotic activity3

 

2. Impacto econômico, social e cultural do programa referente aos produtos considerados "destaque"

Produto 1. Nascimento, D.M., Alves, R.R.N., Barboza, R.R.D., Schmidt, A.J., Diele, K. & Mourão, J.S. (2017) Commercial relationships between intermediaries and harvesters of the mangrove crab Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) in the Mamanguape River estuary, Brazil, and their socio-ecological implications. Ecological Economics, 131, 44–51.

  • Linha de pesquisa: Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza
  • Abrangência e impacto: impacto potencialmente internacional por representar um produto bibliográfico publicado em respeitado periódico internacional, e impacto nacional real uma vez que parte da pesquisa (e do grupo associado ao projeto) subsidiou a portaria No 325 da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento. Deste modo, esses impactos são (i) políticos, uma vez que está atrelado a uma portaria do governo federal, (ii) ambientais, uma vez que afeta pesca do caranguejo, e (iii) cultural, uma vez que interfere nas atitudes e comportamentos dos pescadores da região. FWCI = 16.72 (média mundial = 1); Prominence percentile: 83.067.
  • Justificativa: esta Dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. José da Silva Mourão e fez parte do projeto Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas do Caranguejo-uçá (Ucides cordatus) “REMAR”. No período de 2014 a 2019 a Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR, coordenada pelos professores: Dra. Karen Diele – Edinburgh Napier University, Reino Unido e Dr. Anders J. Schmidt – Universidade Federal do Sul da Bahia   e por pesquisadores de vários estados da costa brasileira (Amapá (UEAP), Pará (UFPA e RESEX de Soure/ICMBio), Paraíba (Prof. Dr. José da Silva Mourão-UEPB), Sergipe (UFSE), Bahia (UFSB), Espírito Santo (UFES), Paraná (UFPR) e Santa Catarina (UFSC) registraram a ocorrência de caranguejos no período reprodutivo, ao longo da costa brasileira, com o objetivo de investigar a sincronia do ritmo reprodutivo de caranguejos com ciclos da lua e do sol, em locais com diferentes ambientes, tanto em relação a clima como a amplitude de maré, para orientação do estabelecimento de períodos de defeso e de fiscalização.

Os dados coletados durante o período de monitoramento pela REMAR, subsidiou a portaria No 325 da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, os procedimentos para o período de defeso do caranguejo-uçá, estabelecendo  a proibição da captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá no Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante o período de andada (defeso) de 2021 a 2024. Estas novas regras e procedimentos da SAP, em parceria com REMAR e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), têm trabalhado para fortalecer as medidas de gestão visando a sustentabilidade do caranguejo-uçá. O artigo publicado no periódico Ecological Economics faz parte de um esforço para dar visibilidade e voz a um grupo ocupacional denominado de caranguejeiros ou catadores de caranguejo. Uma vez que estão à margem socioeconomicamente da sociedade, esse grupo está fortemente dependente de outro grupo que são os atravessadores ou intermediários da cadeia produtiva de U. cordatus. Entender essa relação, muitas vezes exploratória, mas que nem sempre é percebida pelos catadores, se deu início a partir da proximidade do pesquisador com estes dois grupos, através da participação de suas atividades, bem como do cotidiano como um todo.  Sendo assim, a confiança mútua entre pesquisador e pesquisados e a observação do contexto da atividade pesqueira começaram nove anos antes com pesquisas anteriores desenvolvidas também sobre o universo da pesca desse recurso natural no mesmo local. No entanto, residir por um período na aldeia Tramataia, pertencente ao município de Marcação – PB, estreitou ainda mais essa relação durante a coleta de dados para o trabalho anteriormente referido, gerando uma maior confiabilidade destes. Tudo isso permitiu analisar o quão delicado é a relação comercial entre catadores e atravessadores, com sérias implicações socioecológicas, seja estes mantendo ciclos de exploração da mão-de-obra e das condições socioeconômicas dos catadores ou consequentemente produzindo impactos ambientais sobre o recurso e o ecossistema manguezal.

A exemplo da pressão de pesca, visto que os catadores precisam obter produções grandes, devido à baixa valorização do seu produto. Tendo analisado essas problemáticas, surgiu a necessidade de divulgar esse artigo para outros pesquisadores do Brasil e do mundo via periódico online e a partir daí o mesmo teve destaque numa entrevista produzida por uma revista de divulgação científica. Assim como foi disponibilizado o material ao gestor da unidade de conservação, onde esses trabalhadores se encontram, com o intuito de auxiliar nas tomadas de decisão quanto ao manejo, ao incluir também os atravessadores, que até então não eram percebidos quanto à sua influência na sustentabilidade da pesca.

 

Produto 2. Barbosa-Filho, M.L.V., Souza, G.B.G. de, Faria Lopes, S. de, Hauser-Davis, R.A., Siciliano, S. & Silva Mourão, J. da. (2020) Artisanal Fisher Knowledge and Attitudes Concerning Compressor Fishing in a North-Eastern Brazilian Marine Protected Area. Human Ecology, 48, 357–366.       

  • Linha de pesquisa: Bases ecológicas e evolutivas das relações entre pessoas e natureza
  • Abrangência e impacto: impacto potencial internacional uma vez que o artigo foi veiculado em revista de alto prestígio. Impacto simbólico local uma vez que afeta a administração da Unidade de Conservação via modificações no plano de manejo. FWCI = valor 2020 não divulgado; Prominence percentile: 99.160.
  • Justificativa: trabalho desenvolvido pelo discente Márcio Barbosa Filho e orientado pelo Prof. José da Silva Mourão com forte participação do docente do NP Sérgio Lopes. A pesca de compressores é uma prática altamente impactante, tanto econômica e ambientalmente, quanto em relação à saúde de quem pratica. Apesar da captura de animais aquáticos por meio do mergulho com compressores ocorrer em diversos países, sobretudo naqueles em desenvolvimento da América e Ásia, existem poucos trabalhos científicos ao redor do mundo cujo foco seja este tipo de pescaria. O artigo aborda sobre as percepções de pescadores beneficiários da Reserva Extrativista marinha a respeito da atuação de pescadores de outras regiões no interior e no entorno desta Unidade de Conservação. Esta UC foi criada justamente por reivindicação de pescadores nativos do extremo sul da Bahia, que percebiam severos impactos socioambientais a partir desta atividade. Ressalta-se, nesse sentido, que os dados do referido artigo científico foram repassados espontaneamente por parte dos entrevistados, ou seja, não existiam questões específicas sobre esta temática no formulário. Este fato ressalta o elevado interesse dos beneficiários em denunciar a insistência de pessoas de fora em realizar pescarias ilegais na região da UC, dado que pescadores nativos não realizam tal prática. A convivência com pescadores locais viabilizou ao pesquisador realizar ações de base em parceria com a equipe gestora da Resex do Corumbau em diversas comunidades. Por exemplo, foram realizadas apresentações sobre o Acordo de Pesca que o documento que baliza a gestão da UC. Tais discussões colaboraram nas discussões para a construção do Plano de Manejo da Resex do Corumbau, documento que será o norteador definitivo do manejo pesqueiro local.

Produto 3. Sobral, A., Torre-Cuadros, M. de los Á.L., Alves, R.R.N. & Albuquerque, U.P. (2017) Conservation efforts based on local ecological knowledge: The role of social variables in identifying environmental indicators. Ecological Indicators, 81, 171–181.

  • Linha de pesquisa: sistemas cognitivos e uso dos recursos naturais
  • Abrangência e impacto: abrangência internacional, mas com aplicação direta local na gestão de Unidades de Conservação. FWCI = 1.36 (média mundial = 1); Prominence percentile: 93.927.
  • Justificativa: trabalho desenvolvido pelo discente André Sobral e orientado pelo Prof. Ulysses Paulino de Albuquerque e coorientação da Profa. Maria de Los Angeles La Torre-Cuadros (Universidad La Molina Peru). A pesquisa foi desenvolvida na primeira floresta Nacional brasileira, a FLONA - Araripe, com o propósito de construir indicadores para o monitoramento de espécies alvo do extrativismo local. A investigação considerou alguns principais produtos extrativistas, a partir da experiência dos coletores locais. A pesquisa resultou em uma proposta de indicadores, construídos com o envolvimento de diferentes atores sociais,  para monitorar a saúde das populações de espécies alvos do extrativismo. Os resultados foram apresentados aos gestores da Unidade de Conservação.

Produto 4. Carvalho, R.M.A., Martins, C.F., Nóbrega Alves, R.R. & Alves, Â.G.C. (2018) Do emotions influence the motivations and preferences of keepers of stingless bees? Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, 14, 47.

  • Linha de pesquisa: Sistemas cognitivos e uso dos recursos naturais
  • Abrangência e impacto: abrangência local direta, mas com potencial de replicação regional para outros criadores de abelha (meliponicultores). Além disso, a oficina teve impacto educacional local. FWCI = 1.25 (média mundial = 1); Prominence percentile: 93.985.
  • Justificativa: a Tese desenvolvida pela discente Roberta Carvalho e orientada pelo Prof. Ângelo Alves teve importância local direta, uma vez que realizou oficinas e devolutivas para os produtores de mel. Além disso, uma oficina para compartilhamento de resultados junto às escolas municipais do município de Timbaúba, onde havia sido realizada a coleta de dados da respectiva Tese. O título da oficina foi “Compartilhando saberes sobre abelhas e seus criadores”. O evento aconteceu em 13 de junho de 2018, na escola Municipal Elvira de Albuquerque Maranhão, em Timbaúba (PE), com a presença de docentes municipais e de representante da Secretaria de Educação do Município. A oficina foi realizada sob coordenação do orientador da Tese (Angelo G. Chaves Alves), com a colaboração de Rayane Karoline Silva Santos (então discente de Bacharelado em Ciências Biológicas e bolsista PIBIC/UFRPE), Maria Carolina Sotero (então discente de doutorado no PPGetno) e da própria autora da Tese (Roberta Monique Amâncio de Carvalho).

 

Produto 5. Martins, P.M., Poulin, R., and T. Gonçalves-Souza. 2020. Integrating climate and host richness as drivers of global parasite diversity. Global Ecology and Biogeography, doi: 10.1111/geb.13213.

 

  • Linha de pesquisa: Síntese ecológica, conservação e manejo da biodiversidade
  • Abrangência e impacto: impacto potencial internacional na área ambiental. Este artigo fornece subsídios para a Macroecologia Parasitária que é bastante associada com a Macroecologia de Doenças. Os resultados deste estudo global com parasitas de anfíbios irão permitir uma melhor compreensão de como mudanças climáticas podem afetar a biodiversidade e, talvez mais importante, como os modelos macroecológicos podem ser mais abrangentes ao incluir interações bióticas. melhorar FWCI = valor 2020 não divulgado; Prominence percentile: 97.499.
  • Justificativa: a Tese de doutorado do discente Paulo Mateus Martins foi orientada pelo Prof. Thiago Gonçalves Souza e coorientada pelo Prof. Robert Poulin, da University of Otago, New Zealand (via estágio sanduíche apoiado pela CAPES). O discente fez a maior compilação global de dados de parasitas de anfíbios até o momento, compreendendo mais de 600 populações de 362 espécies de anfíbios em 10 zonas zoogeográficas (incluindo todos os continentes). As principais implicações teóricas desse trabalho são: (i) a compreensão sobre as variáveis climáticas e biológicas condutoras da diversidade global de parasitas, (ii) o potencial de entender e predizer como mudanças climáticas podem afetar a distribuição futura de hospedeiros e de seus parasitas e, por fim, (iii) a possibilidade de generalizar os resultados para outros sistemas de parasitas e hospedeiros o que pode auxiliar na nossa compreensão de “outbreak” de doenças. Além disso, o trabalho fornece uma base de dados técnico-científico de acesso livre que poderá ainda favorecer o teste de outras hipóteses macroecológicas não investigadas neste artigo.
  • Base de dados:

 

3. Outros impactos sociais e econômicos de docentes do Programa, mas sem relação direta com os cinco produtos indicados:

  • Gustavo Taboada Soldati:
    • Descrição do professor: fui convidado a construir, desde 2014, em diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e Casa Civil, os Projetos de Lei que resultaram no “Novo Marco da Biodiversidade”. Essa Lei, define as estratégias públicas de uso e gestão de toda a biodiversidade nacional. No âmbito do Conselho Nacional de Gestão do Patrimônio Genético, eu componho, ao mesmo tempo, as duas Câmaras Setoriais, a Câmara da Academia e a Câmara dos Detentores (Povos Tradicionais). No início de 2020 acompanhei a certificação dos “apanhadores e apanhadoras de sempre vivas” (um dos povos tradicionais parceiros de minhas atuações) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Neste evento o sistema agrícola destas pessoas, formas de uso da paisagem e da biodiversidade, ficou reconhecido como “patrimônio mundial” para a conservação, o primeiro do país e o quarto da América Latina. Tenho muito orgulho de ter feito parte da equipe técnica que, a partir da Etnobiologia, escreveu o dossiê que sustentou esse reconhecimento e também o Plano de Conservação Dinâmica desse sistema. Fruto de toda a minha linha de pesquisa, fui convidado a construir, em 2020, o Plano de Ação Territorial para o Espinhaço Mineiro, uma das áreas prioritárias de todo o país, como ação elaborada pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Pró-espécies (Programa Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção). Nesse período, fui professor responsável ou participei de quatro disciplinas: a) Botânica Econômica; b) Setor Agrário e Organização Social no Brasil; c) Extensão Rural; e d) Gestão Ambiental. Em 2020, participei como Professor do Curso sobre Etnobiologia Evolutiva, promovido pelo Laboratório de Ecologia e Evolução dos Sistemas Socioecológicos da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolvi o aplicativo nativo do Jardim Botânico da universidade Federal de Juiz de Fora, o qual sou Diretor, ferramenta fundamental para as ações de Educação Ambiental. Ainda no âmbito do Jardim Botânico, organizei o I Seminário sobre Abelhas Sem Ferrão e o II Curso de Formação dos Educadores Ambientais. Sou um dos organizadores da cartilha “Nossos conhecimentos sobre a biodiversidade: salvaguardando uma herança ancestral”, que apresenta a complexidade da Lei 13123 para os diferentes povos e comunidades tradicionais. Ainda que não esteja finalizado, participo do Grupo de Trabalho sobre Etnobiologia que contribuirá, com a proposição de uma Normativa, a construção da segunda versão do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SISGEN).
  • Severino Mendes
    • Projeto de pesquisa em andamento - Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-COV-2 e outros Patógenos Emergentes em Morcegos, Aves e outros Reservatórios Silvestres no contexto de One Health. Neste projeto atuo como Coordenador de equipe da Região Nordeste Doenças infecciosas emergentes em humanos são frequentemente causadas por vírus presentes em vertebrados, e torna-se cada vez mais claro que os outbreaks de doenças zoonóticas apresentam um desafio enorme para a saúde global e segurança em todos os níveis. Com o aumento da globalização e urbanização, as zoonoses apresentam grande risco para a saúde pública e para a economia. Neste projeto pretende-se montar uma Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-COV-2 e outros Patógenos Emergentes em Morcegos, Aves e outros Reservatórios Silvestres detectar e analisar em diferentes regiões brasileiras (Amazônia, Nordeste, Pantanal, Mata Atlântica, Lagoa do Peixe e Extremo Sul do País) Nossa finalidade é entender as características eco epidemiológicas do SARS-COV2 e dos outros vírus de potencial zoonótico em aves e morcegos, e as interrelações entre a biologia e ecologia dos hospedeiros e a prevalência e diversidade de vírus. Os benefícios sociais incluem o treinamento de pesquisadores em um contexto interdisciplinar, com capacidade de avaliar e mitigar os riscos associados a doenças zoonóticas. Assim, os esforços de pesquisa e treinamento aumentarão nossa capacidade a curto e longo prazo de avaliar os riscos de potenciais spillover virais de animais silvestres para humanos. É imperativo para a ciência e para a defesa (ambiental e sanitária) do território nacional. Em casos de pandemias que possam ocorrer em diferentes regiões do planeta esses dados serão de grande importância no monitoramento, uma vez que a partir dele seja possível a criação de sistemas de proteção e alerta no controle da difusão dos patógenos.
  • Ângelo Giuseppe Alves:
    • Uma oficina para compartilhamento de resultados junto às escolas municipais do município de Glória do Goitá, onde havia sido realizada a coleta de dados da respectiva Tese. O título da oficina foi “Do mulungu ao mamulengo: “O papel do professor na conexão de saberes”.  O evento aconteceu em 11 de novembro de 2019, no Centro Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Glória do Goitá (PE), com a presença de docentes municipais e de representantes da Secretaria de Educação do Município. A oficina foi realizada sob coordenação do coorientador da Tese (Angelo G. Chaves Alves), com a colaboração de Rayane Karoline Silva Santos (então discente de Bacharelado em Ciências Biológicas e bolsista PIBIC/UFRPE) e da própria autora da Tese (Maria Carolina Sotero).
  • Washington Ferreira Júnior:
    • Realização do projeto de extensão intitulado "Plantas medicinais nativas da caatinga: promovendo a troca entre conhecimentos populares e científicos", em que foram realizadas ações de extensão em escolas da rede pública do município de Petrolina, a fim de favorecer a troca de conhecimentos sobre plantas medicinais nativas da caatinga. Inicialmente, foi produzida uma cartilha sobre plantas nativas da caatinga indicadas como medicinais por uma comunidade rural no nordeste brasileiro, fruto das pesquisas na comunidade pelo Laboratório de Investigações Bioculturais no Semiárido da Universidade de Pernambuco. A produção da cartilha permitiu sua aplicação tanto nas escolas da região, para favorecer o ensino de ciências contextualizado com a realidade da caatinga, como na própria comunidade parceira da pesquisa, através de atividades de retorno.
  • Marcelo Alves Ramos
    • Coordenação do projeto de extensão “O diálogo intercultural nas aulas de ciências e biologia: contribuições da etnobiologia para um ensino de botânica contextualizado” financiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, que possibilitou realizar encontros de formação com os professores da educação básica sobre a importância do diálogo intercultural e do conhecimento ecológico local no ensino de ciências e biologia e construir materiais didático-pedagógicos que possam servir como base para a promoção de práticas educativas com ênfase no diálogo intercultural.  Coordenação do projeto de pesquisa “Concepções e práticas docentes sobre a valorização dos conhecimentos locais de estudantes nas aulas de ciências e biologia” financiado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade de Pernambuco, que busca analisar as concepções de estudantes de licenciatura em ciências biológicas (em formação inicial), sobre a valorização dos conhecimentos locais dos alunos nas aulas de ciências e biologia, e através do estágio supervisionado construir abordagens teóricas e práticas (sequências didáticas) para trabalhar essa abordagem.