Setembro Amarelo

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”

Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Dados sobre o suicídio

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2019, somente no Brasil, 38 pessoas se suicidam por dia, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Os registros se aproximam de 14 mil casos por ano no país.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Como ajudar

Como Ajudar Setembro Amarelo

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Apoio Psicológico na UFRPE

Pensando nisso, o PPGEtno abriu um novo F.A.Q. sobre Apoio Psicológico na UFRPE, onde traz algumas orientações sobre o acolhimento que a Universidade dispõe através do Departamento de Qualidade de Vida (DQV), que tem a proposta de atuar na escuta, acolhimento e orientação em saúde mental a toda comunidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Além do DQV, o Núcleo do Cuidado Humano (NCH) tem uma política institucional de valorização da vida, onde também realiza ações sistemáticas de escuta e acolhimento.

Consulte o novo F.A.Q. no site do PPGEtno ou CLIQUE AQUI para mais informações.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, também pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. O site do CVV é www.cvv.org.br.